Rio Ave sobe à Liga BPI

Futebol Fem. - Liga BPI

Empate com o Famalicão ditou passagem à primeira divisão nacional feminina

O Rio Ave assegurou, na manhã deste sábado, a subida à Liga BPI, ao empatar em casa (0-0) com o Famalicão, depois de ter vencido a primeira mão deste playoff de acesso à principal liga do futebol feminino português por 1-0. Num jogo intenso e, mais uma vez, pautado pelas faltas, a competência defensiva das vila-condenses foi determinante para a conquista deste grande objetivo, apesar de ter actuado quase toda a segunda parte com menos uma atleta - Mafalda Marujo foi expulsa (55’).

O Rio Ave entrou em campo, na manhã deste sábado, com uma vantagem de 1-0 conquistada no primeiro jogo do play-off de acesso à Liga BPI. Ao jogar agora em casa, essa vantagem tornava-se ainda mais significativa. Perante este cenário, o FC Famalicão viu-se obrigado a assumir o jogo, procurando virar o resultado. E foi exatamente isso que tentou fazer.

A equipa minhota entrou determinada, com uma atitude ofensiva, tentando encostar o adversário às cordas. Mas do outro lado encontrou um Rio Ave tranquilo, a jogar com inteligência e a saber gerir cada momento da partida. Daqui resultou um início interessante e disputado, com bons lances, mas sem oportunidades claras de golo.

Num jogo muito faltoso, com várias interrupções, a equipa visitante — como, aliás, se lhe exigia pela desvantagem no marcador — foi sempre mais perigosa e rematadora. Dispôs de duas boas ocasiões: Meriva rematou (13’), obrigando Cláudia Rocha a uma defesa atenta, e, já no fecho do primeiro tempo (45’+2’), Agama voltou a testar a segurança da guarda-redes do Rio Ave, uma equipa rigorosa e competente em todo o primeiro tempo e sobretudo na defesa da sua área.

O Famalicão voltou a entrar mais forte, subido no terreno, à procura do empate na eliminatória. Abriu o seu jogo pelos flancos, mas todas as investidas ofensivas esbarraram na organizada e competente defesa vila-condense. Aos 55 minutos, Mafalda Marujo, num gesto precipitado — puxou o cabelo a Liza — foi expulsa, o que acabou por reforçar ainda mais o ânimo do adversário. Karol dispôs de uma boa ocasião (67’), mas Cláudia Rocha voltou a brilhar com mais uma defesa segura; no minuto seguinte, Borges rematou à barra e Lexy também acertou na barra (72’). O Famalicão bem tentou, é verdade, mas esbarrou sempre no mérito defensivo do adversário, que, pela primeira vez, vai disputar na próxima época a Liga BPI.

Ficha de Jogo

RIO AVE FC 0-0 FC  FAMALICÃO

Play-Off Liga BPI 2024/25 Play-off | 2. mão
Campo 1- Academia do Rio Ave FC

Árbitra: Inês Andrada
Árbitras assistentes: Taísa Tavares e Dulce Soares
Quarta árbitra: Sophia Rosa

RIO AVE: Cláudia Rocha, Jéssica Gonçalves, Paulinha Ferreira, Marthe Enlid, Beatriz Conduto, Raquel Infante, Mafalda Marujo, Ana Pais (Cap.) (Joana Cunha, 90’), Margarida Oliveira, Godói, Carlota Cristo (Rafaela Mesquita, 90’+9’).
Suplentes não utilizadas: Daniela Miranda, Filipa Pacheco, Juliana Vieira, Diva Meira, Mariana Malva, Anamar Pereira, Raquel Baltazar.
Treinador: João Marques
Disciplina: cartão vermelho para Mafalda Marujo (55’); cartão amarelo para Jéssica Gonçalves (87’), Carlota Cristo (90’+9’).

FC FAMALICÃO: Palha (Cap.), Karol, Mafalda Nunes, Rita Dias, Simães (Eva Sampaio, 62’), Agama, Lexy (Stefania, 75’), Liza (Lau, 85’), Meriva, Ali, Borges.
Suplentes não utilizadas: Letícia Cruzeiro, Eugénia Nardone, Sofia Almeida, Diana Gomes, Leo, Cruz.
Treinadora: Rita Castro e Silva
Disciplina: cartão amarelo para Liza (16’), Lexy (27’).


;

Notícias