Arranca a terceira edição da Festa Nacional do Walking Football

Walking Football

Evento junta 205 praticantes na Cidade do Futebol

FOTOGALERIA

Arrancou esta sexta-feira, na Cidade do Futebol, a terceira edição da Festa Nacional do Walking Football, evento que celebra o encerramento de mais uma época dedicada à prática do futebol a andar — uma modalidade pensada para pessoas com mais de 50 anos, promovendo o bem-estar, a atividade física e a inclusão social.

Este primeiro dia fica marcado pela sessão de abertura oficial, durante a qual coube a Horácio Antunes, da Direção da Federação Portuguesa de Futebol, dar as boas-vindas às equipas. Durante esta sessão, foram apresentados os principais dados relativos à época desportiva 2024/2025, realizou-se o sorteio dos jogos agendados para sábado. Houve ainda espaço ao convívio, com um momento musical protagonizado pela equipa da Associação de Futebol de Vila Real.

Nesta edição da Festa Nacional do Walking Football marcam presença 16 Associações Distritais e Regionais de Futebol: Angra do Heroísmo, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Horta, Madeira, Lisboa, Ponta Delgada, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

O evento reúne 205 participantes, em representação de um total de 63 instituições: clubes (43%), municípios e juntas de freguesia (31%) e outras entidades (26%), evidência do crescente envolvimento de diferentes setores na dinamização da modalidade.Com uma média de idades de 66 anos, os participantes dão corpo ao espírito inclusivo que caracteriza o Walking Football. Destaque para a praticante mais experiente desta edição: uma atleta de 82 anos, da Associação de Futebol de Beja.

Mais do que uma competição, este encontro pretende ser um momento de convivência e partilha, em que se valorizam a atividade física, a integração das equipas e, acima de tudo, o prazer de jogar. Os jogos estão agendados para a manhã de sábado, altura em que os campos da Cidade do Futebol prometem ser palco de momentos de grande convívio e muito fair-play.

A Federação Portuguesa de Futebol dirige uma palavra de especial agradecimento às 22 Associações Distritais e Regionais de Futebol, pelo papel fundamental que têm desempenhado no crescimento sustentado do Walking Football, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos praticantes através do desporto.

O Walking Football tem vindo a afirmar-se como uma modalidade acessível, adaptada às necessidades da população sénior, incluindo pessoas com mobilidade reduzida ou condições de saúde específicas. Movimento, saúde e inclusão seduzem cada vez mais adeptos, por todo o país.


;