Vitória por 1-0 no play-off de acesso à Liga BPI
O Rio Ave saiu em vantagem no primeiro de dois jogos frente ao Famalicão, ao vencer por 1-0 fora de casa, na luta pela única vaga ainda disponível na próxima edição da Liga BPI. Num duelo rijo e com várias incidências, o golo de Beatriz Conduto (17’) deu vantagem às vila-condenses para o encontro decisivo, a disputar-se no próximo dia 7 de junho.
FC Famalicão e Rio Ave discutiram, neste domingo de sol, a primeira de duas mãos que decidirá quem é que vai agarrar o último lugar disponível na próxima edição da Liga BPI. A equipa minhota, embalada por uma reta final competitiva bastante vitoriosa, procurou, desde cedo, ganhar vantagem, assumindo um ataque efetivo. Pela frente, encontrou um adversário um pouco mais contido, é verdade, mas sempre pronto e disponível para atacar a baliza de Palha.
Num jogo marcado por vários incidentes, sobretudo nos minutos iniciais, mas também disputado com intensidade e um ritmo razoável, foram as visitantes a inaugurar o marcador (17’), com Beatriz Conduto a surgir oportuna na área e a cabecear com êxito, na sequência de um livre frontal bem executado. Na situação de desvantagem, ainda numa fase madrugadora de um jogo também marcado por duelos intensos, o Famalicão procurou explorar os corredores com maior largura e tentou ainda criar desequilíbrios através de rápidas combinações. No entanto, sem qualquer efeito prático, já que a defesa da equipa de Vila do Conde mostrou-se sólida, limitando o aparecimento de ocasiões de golo durante toda a primeira parte — marcada por muitos choques, três substituições forçadas e várias interrupções —, sinais claros da importância e intensidade do jogo.
Na segunda parte, o Famalicão tentou acelerar o jogo e empurrar o adversário para o seu meio-campo. Uma excelente iniciativa de Karol (50’) criou uma boa oportunidade, mas o remate de Borges saiu ao lado. A eficácia continuava a faltar, num jogo em que o plano defensivo das vila-condenses era executado com rigor: a equipa manteve-se compacta e, à medida que o relógio avançava, mostrava-se cada vez mais confortável. A equipa minhota insistiu no ataque, procurando diferentes soluções, embora nem sempre com a paciência necessária. No entanto, todos os esforços revelaram-se infrutíferos, sobretudo por mérito do adversário, que controlava as ações sem grandes dificuldades.
Já nos instantes finais deste jogo disputado, Meriva teve a melhor ocasião da sua equipa (90’), com um remate espectacular travado por uma defesa fantástica de Cláudia Rocha. Uma vitória importante, é certo, mas que deixa tudo em aberto para o segundo jogo, em Vila do Conde, a disputar-se no próximo dia 7 de junho.
FICHA DE JOGO
FC FAMALICÃO, 0 RIO AVE, 1 ( 0-1 ao intervalo)
Play-Off Liga BPI/ II Divisão 2024/25 / 1. Mão
Complexo Desportivo do FC Famalicão - campo n. 2
Árbitra: Tânia Patrão
Árbitras assistentes: Sara Cunha e Beatriz Silva Quarta árbitra: Ana Afonso
FC FAMALICÃO: Palha (Cap.), Solis (Borges, 34’), Karol, Mafalda Nunes, Rita Dias (Lau, 89’), Simães, Agama, Lexy, Leo (Eva Sampaio, 89’), Liza (Meriva, 73’), Ali.
Suplentes não utilizadas: Letícia Cruzeiro, Eugénia Nardone, Sofia Almeida, Diana Gomes, Alexandra Soares.
Treinadora: Rita Castro e Silva
Disciplina: nada a registar
RIO AVE: Cláudia Rocha, Jéssica Gonçalves, Paulinha Ferreira, Marthe Enlid, Raquel Infante, Mafalda Marujo (Joana Cunha, 89’), Margarida Oliveira, Godói, Regina Pereira (Cap.) (Beatriz Conduto, 5’), Ivânia Moreira (Rafaela Mesquita, 43’), Carlota Cristo (Ana Pais, 89’).
Suplentes não utilizadas: Daniela Miranda, Juliana Vieira, Mariana Malva, Anamar Pereira, Raquel Baltazar.
Treinador: João Marques
Disciplina: cartão amarelo para Paulinha Ferreira (87’).
Golos: 0-1 (Beatriz Conduto, 17’).