Leões carimbam presença na próxima edição da Liga Portugal 2
O Sporting CP B garantiu, este sábado, a promoção à segunda liga portuguesa depois de vencer por 2-0 o Amarante FC no Estádio Aurélio Pereira. À entrada para a 14ª e última jornada da Liga 3 PLACARD, os leões dependiam de si para garantir a subida, uma vez que apenas precisavam de fazer um melhor ou igual resultado que o Belenenses para cumprir esse objetivo.
Os sportinguistas entraram a dominar no desafio e protagonizaram a primeira grande oportunidade, ao minuto 6, num ataque rápido conduzido pelo capitão Manuel Mendonça. O médio serviu o companheiro Afonso Moreira que isolado perante Flores viu o seu remate sair condicionado pelo mau estado do relvado, que fez com que o esférico levantasse no momento do disparo e saísse por cima da trave. Aos 25’, o Sporting B voltou a ameaçar a baliza dos nortenhos, na sequência de um livre batido por Manuel Mendonça para uma zona onde surgiu José Silva que desviou para uma grande defesa de Flores.

Depois de várias tentativas e pouco tempo depois de ter sido atingida a meia hora de jogo, o Sporting B chegou ao tão desejado golo num lance em que Salvador Blopa trabalhou em velocidade no corredor esquerdo e assistiu Rafael Besugo. O médio invadiu a pequena área e encostou o cruzamento bem medido pelo colega de equipa.
Em cima do intervalo os leões estiveram muito perto de ampliar a vantagem, primeiro numa jogada parecida à do golo com José Silva a avançar pelo seu corredor e a servir Afonso Moreira, com o avançado a obrigar o guardião adversário a uma grande intervenção, e depois, num dos últimos lances antes do descanso, com Mauro Couto a enviar uma bola ao ferro com um remate de fora da área.

A superioridade do Sporting manteve-se na segunda parte, tanto a nível de controlo de posse de bola, como de ocasiões de perigo criadas. Apesar das alterações operadas por Álvaro Madureira na equipa amarantina, foi o conjunto da casa que voltou a marcar. Afonso Moreira apontou o segundo aos 60 minutos, na sequência de uma recuperação em zona alta depois de um erro na construção de Flores e deu algum conforto no resultado à sua equipa.

Perto do fim, Gabriel Silva assinou o 3-0, no entanto o lance foi analisado e anulado pelo VAR por posição irregular de Flávio Gonçalves antes de efetuar o cruzamento para o seu colega de equipa.
Assim, o Sporting CP B termina a Fase de Apuramento de Campeão no segundo lugar, em posição de subida com 26 pontos, menos quatro do que o campeão Lusitânia de Lourosa e mais quatro do que o Belenenses, terceiro classificado que irá disputar o playoff de acesso à Liga Portugal 2 frente ao FC Paços de Ferreira. O Amarante FC fecha no oitavo lugar com 13 pontos.

FICHA DO JOGO
SPORTING CP 'B' 2-0 AMARANTE FC
Resultado ao intervalo: 1-0
LIGA 3 - Fase de Subida
14.ª jornada | 17.05.2025
Estádio Aurélio Pereira, Academia Cristiano Ronaldo, Alcochete
Árbitro: José Gorjão – AF Setúbal
Árbitros assistentes: Ricardo Saraiva e Miguel Martins
Quarto árbitro: Sophia Rosa – AF Setúbal
VAR: Flávio Lima – AF Lisboa
AVAR: Sofia Gama – AF Lisboa
SPORTING B: Diego Callai; David Moreira, João Muniz e Rodrigo Dias; José Silva (Lucas Anjos, 42’), Rafael Besugo (Lucas Taibo, 76’), Henrique Arreiol e Salvador Blopa; Mauro Couto (Flávio Gonçalves, 76’), Manuel Mendonça (CAP.) (Luís Gomes, 68’) e Afonso Moreira (Gabriel Silva, 76’)
Suplentes não utilizados: Diogo Pinto, Marlon Junior, Alexandre Brito e Rodrigo Marquês
Treinador: João Gião
Disciplina: cartão amarelo para Henrique Arreiol (39’), Manuel Mendonça (66’) e Gabriel Silva (79’)
AMARANTE: Flores; Obama (Chico Sousa, 66’), Edu e João Filipe (CAP.) (Iroanya, 57’); Rúben Silva (Hélder Pedro, 57’), Tiago Antunes (Okoli, INT), Rodrigo Guedes, Faissal e Leandro; Zakari (Cardoso, INT) e Ká Semedo
Suplentes não utilizados: Didi, Daniel Alves, Dinho e Godwin
Treinador: Álvaro Madureira
Disciplina: cartão amarelo para Zakari (18’) e Cardoso (65’)
Golos: 1-0 por Rafael Besugo (34’), 2-0 por Afonso Moreira (60’)

HOMEM DO JOGO
SALVADOR BLOPA (SPORTING B)
Salvador Blopa foi o grande destaque na vitória do Sporting B sobre o Amarante FC. Primeiro à esquerda, depois à direita, o ala leonino criou tremendas dificuldades aos defesas adversários, com dribles rápidos e desconcertantes. Assistiu para o primeiro golo da sua equipa no desafio com um excelente trabalho sobre a esquerda do ataque.
