Seleção Sub-15

Portugal vence Inglaterra e está na final

Seleção Sub-15

Triunfo por 2-1 garante primeiro lugar do grupo. Segue-se a Croácia.

A Seleção Nacional Sub-15 venceu, esta sexta-feira, a Inglaterra, por 2-1, na terceira partida do Torneio Internacional Vlatko Markovic, a realizar-se na Croácia. Com este resultado, os comandados de João Santos conquistam o primeiro lugar do grupo e estão na final da competição, diante da congénere local (domingo, às 16h00). Carlos Moita (41') e Gonçalo Santos (45') foram os autores dos tentos portugueses. 

A Equipa das Quinas junta este triunfo à vitória diante do Japão (4-1) e ao empate diante da Grécia (1-1), fazendo sete pontos neste grupo B. O conjunto nacional disputará agora a final da prova diante da primeira equipa classificada do grupo A, a Croácia.  

Quanto ao jogo, a primeira parte foi disputada de forma intensa e com oportunidades para ambos os lados, mas sem alterações no marcador. A Inglaterra foi a primeira equipa a criar situações de golo, apesar de Portugal já ter saído para o ataque com algum perigo, através de ataques rápidos ou transições ofensivas. Contudo, essas situações não levavam a hipóteses de finalização, até meio do primeiro tempo onde, a partir daí, sim, os comandados de João Santos começaram a dispor de algumas oportunidades para marcar. 

Num jogo equilibrado e onde o vento dificultava a tarefa a ambas as equipas, qualquer um dos conjuntos poderia ter inaugurado o marcador, mas acabaram por recolher aos balneários com o nulo no marcador.

A segunda metade foi diferente e arrancou praticamente com o primeiro golo português. Ainda dentro do primeiro minuto, Carlos Moita arrancou pela esquerda, cavalgou para dentro da área e rematou forte entre o guardião e o primeiro poste, dando o melhor início possível de segunda parte à Equipa das Quinas. 

Não foi preciso esperar muito para o 2-0. Quatro minutos volvidos e uma das melhores jogadas do encontro deu novo golo à Equipa das Quinas. Gonçalo Santos foi o autor do tento, mas a jogada construída por Carlos Moita e Gonçalo Fontes no corredor é assinalável. Foi o capitão português a fazer a assistência, para coroar uma exibição fantástica neste desafio. 

Até ao final do encontro, a Inglaterra carregou mas viu em André Marques um oponente à altura. O guardião português só não conseguiu deter a grande penalidade aos 71 minutos, que não pôs em causa a vitória portuguesa.

Gonçalo Fontes, internacional português, em discurso direto:

"Sabíamos que ia ser um jogo difícil e que ia exigir muito de nós. Estivemos à altura do desafio, demos tudo e agora estamos muito contentes. Temos mais um jogo pela frente e queremos ganhar. 

A alma desta equipa é muito grande. Temos sempre presente na nossa atitude que estamos a representar Portugal, o nosso país. Isso é algo muito importante. Estamos a representar os nossos pais, as nossas famílias e queremos dar tudo para os deixarmos orgulhosos."

FICHA DE JOGO

INGLATERRA 1-2 PORTUGAL (0-0 ao intervalo)

Jogo de Preparação - Torneio Internacional Vlatko Markovic 
3.ª Jornada

Stadium Cakovec

Árbitro: Nino Vugrinec
Árbitros assistentes: Tomislav Hudika e Lana Tekic
Quarto Árbitro: Jan Jertec

INGLATERRA (11 inicial): Charlie Phillips, Theodore Carrington (George Jobling, 45'), Chase Kapotwe (Heaven Kilwa, 45'), Emmanuel Fejokwu (Aristide Lesecond Yeutembip, 56'), David Eze (Jacob Dako, 56'), Hezekiah-Daniel Grimwade - Cap. (Darren Motsi, 56'), Erinayo Trey Faromo-Adebayo (Joshua Abe, 56'), Jude Longman (Reggie Watson, 45'), Joshua Blake (Joseph Junior Gabriel, 45'), Tyler Adjei (Kayden Dadi-Sessegnon, 45') e Joshua Kenchington (Josh Henry, 56').
Suplentes: Alfie Smith, Mikel Jack, Lucca Benetton.
Treinador: Ben Futcher
Disciplina: cartão amarelo a Hezekiah-Daniel Grimwade (33')

PORTUGAL (11 inicial): André Marques, Afonso Pereira (Tiago Caires, 53'), Eduardo Alves (Lourenço Fernandes, 53'), Henrique Maduro (João Lopes, 63'), Gonçalo Santos (Vicente Santos, 63'), Carlos Moita (Henrique Amen, 78'), Salvador Ribeiro (Donte Lawrence, 78'), Valdir Fernandes, Rafael Cabral (Daniel Freire, 53'), Gonçalo Fontes - Cap. (Guilherme Maia, 78') e Emiliano Cassamá (Junior, 63').
Suplentes: Tiago Amorim e Guilherme Lima.
Treinador: João Santos
Disciplina: cartão amarelo a Gonçalo Sousa (57'), a Vicente Santos (69') e a Valdir Fernandes (80+4')

Golos: 0-1 por Carlos Moita (41'); 0-2 por Gonçalo Santos (45'); 1-2 por Reggie Watson (72')

Eis a lista de convocados completa:

Al Nassr: Cristiano dos Santos;
CS Fola Esch-Alzette: Daniel Freire;
F.C. Porto: Emiliano Cassamá, Gonçalo Fontes, Gonçalo Santos, Henrique Maduro, João Lopes, Salvador Ribeiro e Tiago Caires;
FC Alverca: Afonso Pereira;
FC Famalicão: Guilherme Maia;
SC Braga: André Marques, Carlos Moita, Eduardo Alves, Guilherme Lima, Rafael Cabral, Valdir Fernandes e Vicente Santos;
Tottenham Hotspur FC: Donte Lawrence;
Vitória SC: Henrique Amen, Lourenço Fernandes e Tiago Amorim;

Eis o programa geral*:

17 de maio | sábado:
11h00: treino

18 de maio | domingo:
17h00: Croácia x Portugal (Stadium Cakovec)

19 de maio | 2.ª feira
15h00: viagem para Frankfurt
16h35: chegada a Frankfurt
19h55: viagem para Lisboa
22h05: chegada a Lisboa

*Horas locais. Na Croácia é mais uma hora do que em Portugal Continental.


;