Seleção Sub-17 Feminina

Carlos Sacadura e Francisca Castro querem fazer história

Futebol Fem. - Sub-17

Treinador Nacional e internacional lusa fazem a antevisão da qualificação

A Seleção Nacional Feminina Sub-17 prosseguiu, esta terça-feira, com os trabalhos, na Noruega, tendo em vista a preparação para a Ronda de Elite de acesso ao europeu da categoria.

O país escandinavo recebe, assim, a Ronda 2 de apuramento para o Campeonato da Europa, com a Equipa das Quinas a ter três importantes jogos pela frente e apenas o primeiro lugar no final do grupo garantirá a presença na fase final do Europeu, agendada para as Ilhas Faroé, no próximo mês de maio.

Portugal, recorde-se, está no Grupo A6, tendo pela frente as congéneres da Grécia (jogo a 12 de março), da Sérvia (jogo a 15 de março) e da Noruega (jogo a 18 de março).

O primeiro duelo, esta quarta-feira, colocará frente-a-frente lusos e gregos, às 11h00 portuguesas, tendo transmissão em direto no Canal 11.

Os vencedores dos grupos desta Liga A qualificam-se para a fase final do Euro. As equipas que terminarem o agrupamento na última posição são relegadas à Liga B na próxima qualificação.

A fase final da competição também servirá de apuramento para o próximo Mundial de Sub-17.

Portugal já alcançou a tão desejada participação no torneio europeu nos anos de 2014, 2019 e 2024, ambicionando agora a inédita qualificação em duas edições consecutivas, com Carlos Sacadura a contar ainda com a experiência de Carolina Simões, Carolina Tristão e Francisca Castro, três das 20 eleitas para o EURO 2024, na Suécia.

O Treinador Nacional Carlos Sacadura convocou 20 atletas para os trabalhos. 

Em declarações ao fpf.pt, o técnico nacional deu nota positiva à preparação: "tem estado a correr como tínhamos estimado, tivemos boas condições em Lisboa e encontrámos também excelentes condições na Noruega. A meteorologia também nos tem permitido trabalhar da forma que planeámos, não nos tem condicionado, estamos a adaptar-nos a esse fator que será preponderante. Em termos de trabalho, as jogadoras estão focadas, têm sido disponíveis e têm aceite as ideias partilhadas com as mesmas".

Carlos Sacadura não esconde a ambição: "o nosso objetivo é sempre chegar ao último jogo em condições de pudermos qualificar-nos, até lá pensaremos jogo a jogo, sabendo que cada equipa mostrará padrões diferentes de adversidade. O primeiro adversário será a Grécia, contamos com uma equipa extremamente aguerrida, muito à procura da bola, mas tentaremos gerir a bola e criar situações de finalização. Procuramos pensar jogo a jogo, vencer, para chegarmos ao último jogo em condições de disputar ao apuramento".

O timoneiro da equipa lusitana quer permitir "que duas gerações vivenciem uma fase final de um europeu, de proporcionar um maior crescimento enquanto jogadoras, sendo esse o nosso maior objetivo. Estamos numa perspetiva que seria também excelente termos as Sub.17 e as Sub-19 nas fases finais do Campeonato da Europa, sendo que a Seleção A já se encontra apurada. Vamos fazer de tudo para isso e tanho a certeza de que as jogadoras também o farão para conseguirmos cumprir esse objetivo".

Sobre as atletas que repete do Euro 2024, Sacadura entende ainda que "é sempre uma mais-valia, mas também significa que temos jogadoras com muita qualidade que conseguem andar um escalão acima, com esse facto a permitir conseguirem marcar presença, no ano passado, na fase final do europeu. Têm transmitido essa experiência às colegas, mas de toda a forma temos também outras jogadoras, de primeiro ano, que poderiam no ano seguinte fazer o mesmo papel. É esse o nosso objetivo, trazer o talento e potenciá-lo, queremos criar condições para que elas consigam chegar a estes contextos e crescer, tendo a certeza de que essa experiência partilhada será fundamental para a gestão do jogo, a ansiedade, o que são as evidências de uma fase final, de um apuramento, as emoções."

Já Francisca Castro, uma das três eleitas para o Campeonato da Europa de 2024 e que quer repetir a façanha nesta temporada, é perentória: "estamos bem preparadas para os desafios que vamos enfrentar, temos um grupo muito forte e corajoso. Prontas para dar o nosso melhor em cada jogo e aplicar o nosso futebol".

"É um grupo que é composto por equipas fortes, por isso estão aqui na fase final da qualificação, mas estou confiante que o nosso grupo tem argumentos para fazer face a qualquer destes adversários", sublinha.

 A internacional de 16 anos quer "marcar mais uma vez presença no europeu e para lá estar temos trabalhado com rigor e compromisso, sendo que mostramos isso em cada treino. Nesta fase cada jogo é uma final. O europeu é o nosso foco e claro que queremos fazer história".

Relativamente à sua experiência na edição passada, Castro lembra o europeu como "uma experiência incrível, a melhor de toda a minha vida, foi um sonho poder representar Portugal no europeu, por isso acim de tudo tenho incutido responsabilidade, o querer e o acreditar que somos capazes e que com o nosso trabalho poderemos estar novamente no europeu, porque na vida não há impossíveis, apenas temos de acreditar e trabalhar".

Eis a convocatória completa:

Clube de Albergaria: Cheila Nolasco;
FC Porto: Bruna Gomes;
SC Rio Tinto: Sofia Cruz;
SC Braga: Ana Francisca Barbosa, Francisca Castro, Francisca Vieira e Matilde Ribeiro;
SL Benfica: Beatriz Carvalho, Carolina Simões, Carolina Tristão, Cristina Fernandes, Madalena Loução, Marta Filipe e Matilde Matos;
Sporting CP: Constança Maia, Eva Carreira, Íris Fernandes, Laura Silva, Leonor Serralheiro e Maria Leitão;

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Eis o programa geral:

12 de março de 2025 | 4.ª feira
11h00: jogo Grécia x Portugal (Sandnes Ulf Arena, Sandnes)

13 de março de 2025 | 5.ª feira
11h30: treino

14 de março de 2025 | 6.ª feira
11h30: treino

15 de março de 2025 | sábado
11h00: jogo Portugal x Sérvia (Sandnes Ulf Arena, Sandnes)

16 de março de 2025 | domingo
11h30: treino

17 de março de 2025 | 2.ª feira
11h30: treino

18 de março de 2025 | 3.ª feira
16h00: jogo Portugal x Noruega (Sandnes Ulf Arena, Sandnes)

19 de março de 2025 | 4.ª feira
14h25: partida para Amesterdão
16h00: chegada a Amesterdão
21h10: partida para Lisboa
23h10: chegada a Lisboa
Após a chegada: dispensa das jogadoras

Eis o calendário completo do Grupo A6:

12 de março de 2025 | quarta-feira
11h00: Grécia x Portugal (Sandnes Ulf Arena, Sandnes)
16h00: Noruega x Sérvia (Sandnes Ulf Arena, Sandnes)

15 de março de 2025 | sábado
11h00: Portugal x Sérvia (Sandnes Ulf Arena, Sandnes)
16h00: Noruega x Grécia (Sandnes Ulf Arena, Sandnes)

18 de março de 2025 | terça-feira
16h00: Portugal x Noruega (Sandnes Ulf Arena, Sandnes)
16h00: Sérvia x Grécia (Viking Stadion, Stavanger)

Eis a composição dos grupos da Liga A:

GRUPO A1: Espanha, Bélgica, Islândia e Ucrânia
GRUPO A2: Escócia, França, País de Gales e Eslováquia
GRUPO A3: Itália, Chéquia, Croácia e Geórgia
GRUPO A4:  Suíça, Polónia, Turquia e Hungria
GRUPO A5: Inglaterra, Finlândia, Países Baixos e Suécia
GRUPO A6: Noruega, Portugal, Grécia e Sérvia
GRUPO A7: Alemanha, Áustria, Dinamarca e Kosovo


;

Notícias