Campeões do Mundo homenageados na Cidade do Futebol

Seleção Sub-18

Comitiva recebida por centenas de adeptos no FPF Arena Portugal

Depois da homenagem aos campeões do mundo de sub-17, no Palácio de Belém, pelo Presidente da República, com Marcelo Rebelo de Sousa a anunciar que irá condecorar a equipa com a Ordem de Mérito, a comitiva foi homenageada na Cidade do Futebol, num FPF Arena Portugal de portas abertas, e repleto de adeptos em euforia.

Os jogadores e o Treinador Nacional, Bino Maçães, foram condecorados pela FPF com a Medalha de Mérito Desportivo. Pedro Proença, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, destacou a conquista histórica para Portugal.

“Passados 34 anos, somos novamente campeões do mundo! Permitam-me começar por deixar uma palavra de agradecimento a estes jovens guerreiros que, em cinco meses, venceram Campeonato da Europa e Campeonato do Mundo. Fizeram história! Hoje não têm a noção do que fizeram, vão marcar o futuro do futebol português. O nosso futuro está garantido! Mister Martínez, vai ser também campeão do mundo, mas está aqui outra geração que para dar alegrias ao futebol português”, afirmou Pedro Proença, dirigindo-se ao Selecionador Nacional, Roberto Martínez, presente na plateia.

Ao treinador campeão, Bino Maçães, deixou rasgado elogio:“Deixar uma palavra de elogio ao nosso mister, ao meu amigo Bino. Apos ser campeão da Europa, podia ter aceitado um bom contrato, acreditou no desafio que a FPF lhe deixou. Ao Bino e a todos os diretores e equipa técnica, obrigado, fizeram história por Portugal.”

O líder federativo agradeceu aos clubes e a todo o movimento associativo pelo trabalho de base na formação, sem esquecer o trabalho de Óscar Tojo, Diretor Técnico Nacional, e, com ele, todos os treinadores da FPF e Coordenadores Técnicos Nacionais. A ministra da Cultura, Juventude e do Desporto, Margarida Balseiro Lopes, também foi lembrada: “Sei o quanto torce pela Seleção Nacional, agradecer o apoio que nos tem dado.”

Pedro Proença deixou uma palavra especial aos pais e famílias dos jogadores. “Em momento de inverno, de chuva, levam os filhos aos treinos, acompanham-nos em Portugal e no estrangeiro. Vocês foram o 12.º jogador que nos fizeram chegar a este sucesso”, elogiou o líder federativo.

As últimas palavras de Pedro Proença foram para todos os ex-presidentes e antigos Diretores Técnicos Nacionais, que contribuíram para este sucesso. “Quero elogiar todos os antigos presidentes e todos os Diretores Técnicos Nacionais que passaram por resta casa, que permitem que podemos dizer que, sem arrogância, com responsabilidade, assumimos claramente que viemos para ganhar. E vamos continuar a ganhar. Habituem-se, o futebol português vai continuar a ser vitorioso!”, concluiu o presidente da FPF.

Ministra orgulhosa

Em representação do Governo, a ministra da Cultura, Juventude e do Desporto, Margarida Balseiro Lopes, mostrou-se orgulhosa pela conquista do troféu. “Estou profundamente orgulhosa e feliz por esta conquista inédita, de sermos campeões do mundo de sub-17. A primeira palavra vai para os nossos campeões, o que alcançaram vai muito alem do resultado. Temos de destacar o percurso, escolhas e apoios, tudo o que entregaram e abdicaram para serem campeões da Europa e do Mundo. Há muito que conquistaram o coração dos portugueses”, afirmou Margarida Balseiro Lopes.

Bino e Quintas agradecem apoio

O Treinador Nacional, Bino Maçães, agradeceu a receção e o apoio a todos os portugueses. “Agradecer à FPF, ao nosso Presidente todo o apoio que nos deu, por todas as condições que nos deram para desenvolver o rendimento dos jogadores. Agradecer aos jogadores, grande desempenho e crescimento. Queríamos fazer história, já estamos na história. Este percurso de dois anos e meio e esta afirmação ao mundo, ao futebol português e aos vossos clubes vai ser fundamental para representarem os vossos clubes e chegar à Seleção A”, afirmou o técnico.

Em nome do plantel, Rafael Quintas, capitão de equipa agradeceu o apoio aos portugueses, sobretudo os que estiveram no Catar: “Queria agradecer e dizer ao povo português que foram fundamentais para esta conquista. Seria impossível sem o apoio deles. Obrigado, com carinho especial, a quem nos acompanhou no Catar, longe das famílias. Obrigado aos portugueses por nos animarem. Foram fundamentais para o nosso objetivo.”

 


;

Notícias