Portugal goleou por 10-0 no último jogo do Grupo C e defronta Itália nos quartos-de-final do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal
A Seleção Nacional A Feminina de Futsal venceu, este sábado, a Nova Zelândia, por 0-10, na terceira ronda do Grupo C do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, a decorrer nas Filipinas. Janice Silva e Fifó bisaram: Débora Lavrador, Inês Matos, Maria Pereira, Kaká e Marta Teixeira deram também expressão a um triunfo construído sem tirar o pé do acelerador. A equipa orientada por Luís Conceição já havia assegurado a passagem aos quartos-de-final, graças às vitórias sobre Tanzânia (10-0) e Japão (3-1), que valeram a liderança do grupo, mas jogou fiel à identidade, com uma ambição sem limites. O adversário dos quartos-de-final será a Itália, que venceu o Irão (1-3), e garantiu o segundo lugar do Grupo D.

Mais uma vez, Portugal seguiu à risca a indicação do Selecionador Nacional e a determinação assumida de desfrutar desta oportunidade para competir: Luís Conceição pedira compromisso e rigor e foi assim que a equipa encarou a Nova Zelândia para dar corpo a uma vantagem sólida, sem margem de discussão e sem sombra de distração pela presença garantida nos quartos-de-final. Aos 3', Janice Silva marcou o primeiro golo neste Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, a passe de Carolina Pedreira. A pivot do SL Benfica ficou perto de bisar, aos 4', mas a bola beijou a trave e a linha e adiou o golo que Portugal procurou sem tirar o pé de acelerador.
Aos 4', Danielle Bradley segurou um remate forte de Maria Pereira, de fora da área. Aos 6', Inês Matos serviu o pontapé forte de Kika contra uma zona muito povoada, onde Fifó foi arrancar arrancar a bola para ensaiar um remate ao ângulo. A pressão continuou, incessante, com mais um par de tentativas de Kika e, aos 8', resultou no 0-2, com Helena Nunes, na direita, a servir Débora Lavrador para um toque certeiro, na área.

O domínio português continuou, com lances bonitos e práticos, como aquele em que Kaká (11') fez a bola passear diante da baliza ou o remate rasteiro de Marta Teixeira (11'), todos a anunciar mais golos, tendência confirmada aos 13': Janice bisou no 0-3 que antecedeu o bis de Fifó, que, no minuto 14, elevou o marcador a 0-5. Maria Pereira assistiu-a no 0-4 e a inevitável Janice Silva no 0-5.
A vantagem chegou a 0-6, aos 18': Inês Matos, na esquerda, acompanhou a progressão de Helena Nunes, na direita, e recebeu da companheira o passe para a meia dúzia que fechou a contagem ao intervalo e deixou para trás 32 remates portugueses contra um da Nova Zelândia.

O segundo tempo abriu com Janice a atirar ao poste (22') e Maria Pereira a assinar o 0-7, com uma bola ganha por Carolina Pedreira, na direita. Sem dar tempo sequer ao 'speaker' para anunciar a mudança no marcador, Lídia Moreira, em zona frontal, assistiu Kaká no 0-8.
A vontade de mais não ficou saciada. Maria Pereira voltou a testar a atenção de Bradley. Aos 32', depois de mais uma ameaça de golo, Janice Silva teve de ser assistida, antes de a Seleção Nacional construir o 0-9, com um passe de Lìdia Moreira a encontrar o remate de Marta Teixeira (33'), que ficou perto de bisar, dois minutos depois.
O resultado foi fechado perto do fim, com uma jogada de combinação a resultar com um remate de Helena Nunes, com a bola a desviar numa jogadora adversária e a surpreender a guarda-redes.
Ficha de jogo
Campeonato do Mundo Feminino de Futsal
Grupo C
3ª ronda
PhilSport Arena (Pasig, Manila, Filipinas)
1º árbitro: Panadda Khotsenaphattra (THA)
2º árbitro: Qingyun Liang (CHI)
3º árbitro: Mariia Myslovska (UKR)
4º árbitro: Zari Fathi (IRN)
Cronometrista: Gelareh Nazemi (IRN)
NOVA ZELÂNDIA 0-10 PORTUGAL (0-6 ao intervalo)
NOVA ZELÂNDIA: Danielle Bradley (GR), Shivy Anthony, Hannah Kraakman, Jordana Bremner e Alosi Bloomfield
Jogaram ainda: Mackenzie Falco (GR), Jamie Evans, Sophie Williams, Dayna Manak, Catherine Pretty, Britney-Lee Nicholson, Jess Verdon, Ellena Firth e Ella James
Selecionador nacional: Nicholas Downes
Golos: -
Disciplina: -
PORTUGAL: Ana Catarina Pereira (GR), Fifó, Janice Silva, Maria Pereira e Carolina Pedreira
Jogaram ainda: Maria Odete Rocha (GR), Inês Matos, Helena Nunes, Kaká, Débora Lavrador, Kika, Ana Azevedo (C), Marta Teixeira e Lídia Moreira
Selecionador nacional: Luís Conceição
Golos: 0-1 Janice Silva (3'), 0-2 Débora Lavrador (8'), 0-3 Janice Silva (13'), 0-4 Maria Pereira (14') , 0-5 Fifó (14'), 0-6 Inês Matos (18'), 0-7 Maria Pereira (23'), 0-8 Kaká (23'), 0-9 Marta Teixeira (33'); 0-10 Pretty (38', p.b.)
Disciplina: -
Itália vence e avança para os quartos-de-final
Itália é o próximo adversário de Portugal no Campeonato do Mundo Feminino de Futsal. A seleção transalpina venceu o Irão, por 1-3, este sábado, no PhilSports Arena, já depois de as portuguesas terem vencido a Nova Zelândia. Garantiu, assim, o segundo lugar do Grupo D e a consequente passagem aos quartos-de-final, numa partida que teve a internacional portuguesa Filipa Prata como quarta árbitra.
Os quartos-de-final arrancam na segunda-feira, 1 de dezembro, com Argentina-Colômbia e Espanha-Marrocos. A Seleção Nacional A entra em campo na terça-feira, 2 de dezembro. O Portugal-Itália está marcado para as 10h00 de Portugal continental.
Recorde as 15 convocadas por Luís Conceição para o primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal; consulte o MEDIA GUIDE para mais informações:
Guarda-redes: Alexandra Melo* (SL Benfica), Ana Catarina Pereira (SL Benfica) e Maria Odete Rocha (GCR Nun'Álvares)
Fixo: Inês Matos (SL Benfica)
Fixo / Ala: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares), Ana Catarina Ribeiro "Kika" (Leões Porto Salvo) e Ana Sofia Gonçalves "Fifó" (SL Benfica)
Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atlético Navalcarnero), Catarina Silva "Kaká" (GCR Nun'Álvares), Maria Pereira (SL Benfica) e Marta Teixeira (GCR Nun’Álvares)
Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (SL Benfica), Lídia Moreira (GCR Nun'Álvares)
* Não está inscrita.
Programa da Seleção Nacional Feminina de Futsal**
30 de novembro
18h00 – Treino complementar (ginásio)
1 de dezembro
14h45 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)
2 de dezembro
18h00 – Portugal-Itália (PhilSports Arena) 10h00 em Portugal continental
**Sujeito a alterações. Restante programa a divulgar, oportunamente, no site da Federação Portuguesa de Futebol.
***Hora local; mais oito horas do que em Portugal continental.