Belenenses consolida liderança na Tapadinha

Liga 3 Placard

Atlético marcou cedo, mas não resistiu às bolas paradas

O Belenenses segurou a liderança da Série B da Liga 3 Placard com uma reviravolta, na curta deslocação à Tapadinha, onde venceu o Atlético por 2-1, em jogo da 11.ª jornada. À condição, os azuis, agora com 22, dilataram para 4 pontos a vantagem sobre Mafra e Caldas. O Atlético mantém os 11 pontos, à espera do que farão nesta jornada Covilhã e 1.º de Dezembro (com 10).

O dérbi teve um arranque frenético. Ainda não estavam decorridos 3 minutos, quando Caleb aproveitou uma perda de bola do adversário para fazer um cruzamento de morte para o segundo poste, onde Joãozinho não teve qualquer dificuldade para encostar e colocar o Atlético em vantagem.

Sempre em alta rotação, as iniciativas atacantes sucederam-se e, num contra-atacante rápido travado em falta, Tiago Morgado transformou o livre direto com um disparo violento. Fábio parou com dificuldade, mas Afonso Valente não desperdiçou a recarga, repondo a igualdade (14’).

Na jogada seguinte, Diogo Leitão chegou atrasado a um cruzamento bem medido de Tiago Morgado, falhando a reviravolta. Mas as melhores oportunidades até ao intervalo foram do Atlético e aconteceram no mesmo lance (28’). Caio aproveitou uma recuperação de bola para atirar à base do poste e, liberto de marcação e enquadrado, Délcio fez a recarga muito ao lado.

Após o intervalo, o Belenenses regressou mais esclarecido, mas foi através de mais uma bola parada que conseguiu completar a reviravolta (59’), num pontapé de canto cobrado por Diogo Paulo a que Afonso Pinto correspondeu com um belo cabeceamento, ao primeiro poste.

Pressionado pela classificação, o Atlético nunca se deu por vencido. Délcio (65’) e Duarte (79’) foram os autores das melhores finalizações, mas, ainda assim, foi o Belenenses quem esteve mais perto de voltar a marcar, quando o cabeceamento de Nuno Tomás (87’) foi aliviado sobre a linha de golo por Paulinho, também de cabeça.

No 80.º confronto entre estes históricos rivais lisboetas, o triunfo voltou a sorrir aos belenenses, pela 44.ª vez, contra apenas 10 vitórias dos alcantarenses.

FICHA DE JOGO
ATLÉTICO CP 1-2 CF BELENENSES (0-0 ao intervalo)
Liga 3 Placard – 1.ª Fase – Série B
11.ª jornada
Estádio da Tapadinha
Árbitro:
Rui Madeira
Assistentes: Tiago Fernandes e João Martins
Quarto árbitro: João Reis
ATLÉTICO CP: Fábio; Fran, Duarte, Catarino (César, 60’), Caleb, Délcio (Nico, 69’), Joãozinho, Ricardo Dias (Okoli, 69’), Dinamite (Renato, 78’), Paulinho [cap] (Rúben Marques, 78’) e Caio.
Suplentes não utilizados: Rodrigues Dias, Pito, Bruno Almeida e Herrera.
Treinador: Ricardo Correia
Disciplina: amarelo a Ricardo Dias (12’), Duarte (35’) e Dinamite (76’).
CF OS BELENENSES: Guilherme; Nuno Tomás [cap], Eduardo (Afonso Afonso, 76’), Diogo Leitão (Teixeira, 86’), Afonso Valente (João Paredes, 76’), Diogo Paulo (Lucas, 86’), Morgado, Bandarra, Evandro, David Rebelo (Sambu, 57’) e Afonso Pinto.
Suplentes não utilizados: Gonçalo Pinto, Wilson, Cuca, e Ricardo Isabelinha.
Treinador: Tiago Zorro
Disciplina: amarelo a Diogo Paulo (68’), Afonso Valente (71’), Nico (77’) e Evandro (90’+3).

Golos: 0-1, Joãozinho (3’); 1-1, Afonso Valente (14’); 1-2, Afonso Pinto (59’).

Homem do Jogo: Nuno Tomás (Belenenses), que “delegou” a receção do prémio em Afonso Pinto.

Nuno Tomás à capitão

Até na hora de receber o prémio de Homem do Jogo, Nuno Tomás foi capitão, contrariando a decisão oficial e incumbindo Afonso Pinto (o jovem parceiro de dupla no centro da defesa) de aceitar o troféu que, diga-se, fica bem entregue ao autor do golo do triunfo, no regresso à titularidade.


;
;
30 de Novembro 2025
Foto

FPF

Notícias