Dia marcado pela viagem à Chéquia.
A Seleção Nacional de Sub-21 realizou, este domingo, a última sessão de trabalhos na Cidade do Futebol, no âmbito da preparação para o encontro da Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa 2027, diante da Chéquia, agendado para a próxima terça-feira, dia 18 de novembro, em Hradec Kralove (17h00).
Após a sessão de trabalhos matinal, nos momentos que antecederam a partida para Praga, Mateus Fernandes falou à comunicação social presente no Aeroporto Humberto Delgado e deixou uma palavra de confiança na vitória, esperando, naturalmente, dificuldades. “É uma seleção que está em segundo lugar, uma equipa difícil. Perderam pontos agora no último jogo. Optam pelo jogo direto, contra ataque, contra nós vai fechar-se num bloco baixo e tentar aproveitar erros nossos para sair para o ataque. Estivemos a trabalhar isso esta semana, tivemos muito tempo para assimilar o que o mister pretende. Estamos preparados, bem fisicamente e acreditamos que será um jogo muito positivo da nossa parte”, disse.
Para o internacional português, este será mais um desafio fora de portas que Portugal vai encarar com seriedade. “Em termos de qualidade individual, é capaz de ser o adversário mais complicado. No entanto, sabemos que todos os jogos fora, muitas vezes devido às condições do campo, é difícil. Vai ser um jogo complicado, estamos bem cientes disso. Queremos sofrer o menor número de golos possível e marcar o maior. Sabemos dos pontos fortes da Chéquia, vamos tentar anulá-los e cabe-nos conseguir mostrar essa nossa qualidade no jogo”, afirmou.
O capitão da Equipa das Quinas assegurou que Portugal entrará em campo com a determinação de vencer. “Entramos em todos os jogos para ganhar e sabemos que temos nível para defrontar qualquer adversário. Mas essa nossa qualidade de jogo também é fruto do nosso trabalho. Queremos manter-nos coesos defensivamente, porque sabemos da importância de não sofrer golos. Se não sofrermos, estamos muito mais perto de ganhar o jogo. Sofrermos poucos golos e marcarmos muitos é também um sinal do carácter e da personalidade que o mister pretende incutir na equipa”, considerou.
A qualidade dos atletas que compõem a Seleção Nacional de Sub-21 foi também comentada pelo internacional português. “Este geração tem muitos jogadores a jogar em competições de elite no futebol, o que acaba por ajudar muito, seja ao nível do lidar com a pressão, seja ao saber gerir os ritmos do jogo. Muitas vezes, defrontamos seleções que não têm ainda jogadores a afirmar-se em nenhuma equipa principal. Muitos de nós jogam em contextos muito exigentes como a Champions League, a Premier League ou a Serie A, por exemplo. Isso dá-nos muita maturidade para jogar contra qualquer tipo de jogadores. Por outro lado, isso depois também faz com que as equipas que jogam contra Portugal, joguem com uma motivação extra, porque estão a jogar contra alguns jogadores que já são internacionalmente conhecidos e estão em patamares de excelência. No entanto são coisas que estamos habituados, lidamos bem com isso, estamos no caminho certo e trabalhamos sempre para ganhar”, reforçou.
Eis a lista completa e atualizada:
Guarda-redes: André Gomes (FC Alverca), Gonçalo Ribeiro (FC Porto) e João Carvalho (SC Braga);
Defesas: Diogo Travassos (Moreirense FC), Francisco Chissumba (FC Alverca), Gabriel Brás (FC Porto), Gonçalo Oliveira (SL Benfica), João Fonseca (SL Benfica), Martim Fernandes (FC Porto), Tiago Gabriel (US Lecce Spa) e Tiago Parente (GD Estoril Praia);
Médios: Diego Rodrigues (SC Braga), Hugo Félix (CD Tondela), Mateus Fernandes (West Ham United FC), Mathias de Amorim (FC Famalicão) e Rodrigo Mora (FC Porto);
Avançados: Afonso Moreira (Olympique Lyonnais), Fábio Baldé (Hamburger SV), Geovany Quenda (Sporting CP), Gustavo Varela (Gil Vicente FC), João Rego (SL Benfica), Roger Fernandes (Al Ittihad) e Youssef Chermiti (Rangers FC);
MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES
HISTÓRICO DIANTE DA CHÉQUIA
Estes jogos prosseguem a qualificação lusa para o Euro 2027, onde Portugal enfrentará igualmente, no Grupo B, as equipas da Azerbaijão, Bulgária, Escócia e Gibraltar.
Programa geral:
16 de novembro | domingo
14h00: partida para a Chéquia
18h25: chegada a Praga
21h00: chegada a Hradec Kralove
17 de novembro | 2.ª feira
18h00: treino oficial (Hradec Kralove)
18 de novembro | 3.ª feira
18h00: jogo Chéquia x Portugal (Malsovicka Arena | Hradec Kralove)
19 de novembro | 4.ª feira
12h30: partida para Lisboa
15h10: chegada a Lisboa