Dois grandes golos de Tomás Castro decidiram (0-2)
A jogar em casa, o Belenenses queria manter o seu lugar em zona de apuramento, frente a um opositor que ocupava uma posição no fundo da tabela, com metade dos pontos dos azuis. A equipa do Restelo entrou mais afoita e nos primeiros minutos teve algumas rápidas aproximações sem, contudo, acertar no alvo. Midana Sambú, Tiago Morgado e Diogo Paulo foram os protagonistas das finalizações desenquadradas. Aos 26', foi a vez de Miguel Bandarra tentar a sua sorte, mas o remate cruzado na direita foi defendido para canto. Perto do intervalo (42'), finalmente a resposta dos escalabitanos, após um livre estudado, apontado por Marco Grilo, Gonçalo Águas atirou forte e colocou à prova o guardião da casa. A desinspiração dos atacantes levou o encontro sem golos para intervalo.

No segundo tempo, contra as expetativas e depois do domínio dos homens da casa na etapa inicial, a União de Santarém inaugurou o marcador: aos 50', Marco Grilo cobrou um canto no lado direito do ataque, João Ricardo disparou de fora da área e Tomás Castro, com um toque artístico de calcanhar, foi feliz e assinou um grande golo para mais tarde recordar. Pouco depois, novamente Tomás Castro a brilhar, após combinação com Gonçalo Águas, entrou na área e disparou para o segundo, não dando hipóteses à defensiva azul. Até ao fim, o Belenenses tentou voltar ao encontro, mais com o coração do que com a cabeça, mas os visitantes souberam gerir a vantagem e garantir os três pontos.

Com esta vitória, o U. Santarém está no sexto lugar com 11 pontos, enquanto o Belenenses segue na terceira posição com 16.
FICHA DE JOGO
CF BELENENSES 0-2 UD SANTARÉM (0-0 ao intervalo)
Liga 3 Placard
9.ª jornada - Série B
Estádio do Restelo
Equipa de arbitragem
Árbitro: Fá Sanhá
Árbitros assistentes: Manuel Henriques e Filipe Silva
Quarto árbitro: João Silva
BELENENSES: Guilherme Oliveira; Miguel Bandarra (João Paredes, 78'), Nuno Tomás (cap.), César e Evandro; Diogo Paulo, Afonso Afonso (Dudá, 54'), Rebelo (Afonso, 66') e Tiago Morgado (Diogo Leitão, 66'); Midana Sambú (Wilson, 54') e Eduardo.
Suplentes não utilizados: Gonçalo Pinto, Machado, Cuca e Afonso P.
Treinador: Tiago Zorro
Disciplina: cartão amarelo para Miguel Bandarra (74')
UNIÃO DE SANTARÉM: Nuno Hidalgo; David Monteiro (Miguel Rodeia, 89'), Jaime Simões, Pedro Pereira e João Ricardo (Rui Silva, 64'); Marco Grilo (cap.), Idrissa e Nuno Reis; Tomás Castro (Rodrigo Teixeira, 89'), Gonçalo Águas (Tray Fuller, 64') e Eberth (Tiago Madeira, 78').
Suplentes não utilizados: Pedro Teixeira, Bamba, Noah e Ramos.
Treinador: Carlos Fernandes
Disciplina: cartão amarelo para Gonçalo Águas (19'), Idrissa (32'), Pedro Pereira (55')
Golos: 0-1 por Tomás Castro (50'), 0-2 por Tomás Castro (63')
Homem do Jogo: Tomás Castro (U.Santarém)
O jogador da U. Santarém, Tomás Castro, revelou-se o grande destaque da partida. Sempre muito influente na zona intermediária, apontou os dois golos da vitória da sua equipa, o primeiro de calcanhar e o segundo numa jogada individual. Uma tarde para recordar.
