Candidaturas abertas a iniciativa que apoia empresas em início de negócio
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou hoje uma parceria estratégica com a APEX, uma gestora de investimentos portuguesa focada no desporto e apoiada por mais de 100 atletas de elite, para apoiar a quarta temporada do APEX Impact Program (AIP). Trata-se de uma iniciativa dedicada a apoiar fundadores de empresas inovadoras nesta área que estejam numa fase embrionária do seu negócio.
Nesta edição a FPF e a APEX vão trabalhar em conjunto para identificar tecnologias promissoras e explorar potenciais projetos-piloto dentro do ecossistema da Federação, incluindo a Seleção Nacional Portuguesa. Esta parceria tem como objetivo reforçar o posicionamento de Portugal como líder em inovação desportiva, com especial enfoque na elevação da experiência dos adeptos e parceiros no futebol nacional.
As candidaturas estão abertas a partir de hoje através do seguinte link: https://apex-cp.com/impact-program/ e terminam no dia 4 de dezembro de 2025.
“A Federação está empenhada em investir em métodos inovadores que contribuam para enriquecer a experiência do futebol nacional”, afirmou Pedro Ribeiro Telles, Diretor Comercial e de Patrocínios da FPF. “Esta colaboração oferece-nos a oportunidade de contactar com novas ideias e explorar de que forma a tecnologia pode ter um impacto mais significativo em todo o desporto”.
O APEX Impact Program é uma componente de investimento do Elite Performance Fund, através do qual é realizado um investimento inicial de 250 mil euros a um número seletivo de empresas que se destaquem. AIP conta já com um histórico sólido de apoio a startups de elevado potencial na indústria do desporto e dos media – nomeadamente em domínios estratégicos para a FPF.
Para a quarta edição do programa, a FPF irá colaborar no processo de seleção de empresas candidatas, com foco nas seguintes áreas:
- Experiência e monetização dos fãs
- Desporto juvenil
- Longevidade e saúde preventiva
- Sono, recuperação e regeneração
“Esta parceria junta duas organizações com um foco e compromisso em delinear o futuro do desporto,” afirmou Sam Isaacs, Gestor de Investimentos na APEX. “Trabalhar com a Federação Portuguesa de Futebol acrescenta um valor fundamental ao AIP, ao oferecer às empresas em fase inicial uma oportunidade única de demonstrar as suas soluções num ambiente de futebol de classe mundial.
Esta colaboração será formalmente anunciada no Portugal Football Summit, através de um painel com representantes de ambas as organizações, que será transmitido no Canal 11.
Sobre o APEX Impact Program
Dedicado a startups em fase inicial, o AIP é um programa integrado no fundo principal da APEX, o Elite Performance Fund. Concebido para ajudar fundadores ambiciosos numa fase pre-seed, o AIP realiza investimentos de €250 mil em startups inovadoras com potencial para moldar o futuro do desporto, dos media e do entretenimento. A APEX apoia um número limitado de empresas por época, selecionando-as entre centenas de candidaturas e realizando uma análise aprofundada em conjunto com os seus LPs e advisors.
Os investimentos realizados em edições passadas incluem:
- 1ª Temporada (T1 2024): Hexis, Traits Insights, VRTL
- 2ª Temporada (T3 2024): Lucky Seatz
- 3ª Temporada (T2 2025): Model Health
Ao invés de seguir a estrutura típica de um acelerador, o AIP favorece os fundadores e oferece apoio estratégico de longo prazo em vez de pressão a curto prazo.
Candidate-se agora
Os fundadores podem candidatar-se em: https://apex-cp.com/impact-program/