Liga BPI

Empate entre Sporting e Vitória

Futebol Fem. - Liga BPI

Um golo para cada lado no acerto do calendário

O Vitória SC arrancou, neste sábado à tarde, um empate a uma bola, frente ao Sporting, em Alcochete, num jogo em que se destacou pela sua solidez defensiva e pela eficácia em aproveitar uma das duas oportunidades que teve, diante de um adversário que, jogando em casa, mostrou sempre maior domínio e iniciativa.

O domínio do Sporting foi, de facto,  efetivo, desde o inicio, com a equipa a impor um futebol de ataque prático e objetivo. A sua equipa reivindicou a  posse e circulou a bola com critério, empurrando o seu adversário para zonas recuadas. As vitorianas tentaram, então, fechar os espaços e resistir através de uma postura defensiva compacta. O Sporting privilegiou ataques sobretudo pelo seu flanco direito, com Beatriz Fonseca em destaque.

Foi numa excelente iniciativa sua que surgiu o primeiro golo (25’): Fonseca cruzou atrasado para a área, e a capitã Cláudia Neto, com um remate cruzado, de primeira, abriu o marcador. Um golo de qualidade que refletia a superioridade das leoas. Pouco depois, Carolina Santiago protagonizou uma bela jogada individual (31’), criando uma nova boa oportunidade para ampliar o resultado, mas acabou por falhar o alvo por pouco.

Já perto do final do primeiro tempo, Beatriz Fonseca voltou a assumir protagonismo, ao sofrer uma falta na área provocada por Aidan McConnell. No entanto, após revisão do VAR, o penálti foi anulado, sendo assinalado um livre a favor do Vitória, pois Fonseca encontrava-se em posição de fora de jogo no momento da jogada. Já nos descontos do primeiro tempo (45’+1’), o VAR voltou a intervir, desta vez numa possível falta na área do Sporting, mas, mais uma vez, não se justificou qualquer sanção.

A segunda metade começou praticamente com o Sporting a desperdiçar uma grande oportunidade para resolver o jogo (50’), quando Flor Bonsegundo rematou à barra. Antes de se completar a primeira hora, e perante a boa organização defensiva do Vitória, a equipa de Micael Sequeira tentou surpreender com remates inesperados: Cláudia Neto (57’) e Daniela Arques (60’) procuraram surpreender Tiffany Sornpao, mas sem sucesso.

O treinador Ivo Roque fez então algumas substituições, permitindo à sua equipa manter a solidez defensiva habitual, mas com um impulso maior de criatividade nos contra-ataques. Numa dessas rápidas saídas, Maria Baleia dispôs da melhor oportunidade (79’), com um remate de fora da área que obrigou Catarina Potra a uma defesa difícil.

Logo a seguir, na segunda ocasião, chegou o golo: a capitã Betinha, aproveitando um pontapé de canto, viu a bola sobrar-lhe após o alívio da defesa e, com o pé esquerdo, não perdoou (81’). Até ao final, a equipa da casa pressionou, mas a defesa do Vitória manteve-se sempre firme, apesar de uma grande oportunidade desperdiçada nos descontos.

Este empate permitiu ao Sporting ficar no segundo lugar da classificação - com os mesmos pontos do líder Benfica (7), enquanto o Vitória está no penúltimo lugar com 2 pontos.

FICHA DO JOGO
SPORTING CP 1-1 VITÓRIA SC
Ao intervalo:
LIGA BPI | 1.ª JORNADA 
Estádio Aurélio Pereira
4 de outubro de 2025

EQUIPA DE ARBITRAGEM
ÁRBITRA PRINCIPAL: 
 Lorena Esteves
ÁRBITRAS AUXILIARES: Catarina Mendes e Vera Correia
QUARTA ÁRBITRA: Ana Rita Marques
VAR: André Neto
AVAR: Pedro Sousa

SPORTING: Catarina Potra, Jeneva Gray (Brenda Pérez, 61’), Érica Cancelinha, Georgia Eaton-Collins, Carolina Santiago, Daniela Arques (Joana Martins, 75’), Beatriz Fonseca, Cláudia Neto (Cap.), Flor Bonsegundo (Maísa Correia, 61’), Carla Armengol, Ashley Barron.
Suplentes não-utilizados: Júlia Wozniak, Rita Fontemanha, Samara Lino, Mackenzie Cherry, Matilde Nave, Constança Maia.
Treinador: Micael Sequeira.
Disciplina:  cartão amarelo a Georgia Eaton-Collins (69’).

VITÓRIA: Tiffany Sornpao, Débora Maciel, Aidan McConnell, Bárbara Azevedo, Betinha Silva (Cap.), Carolina Pocinho (Madeline Gravante, 75’), Joana Dantas (Patrícia Teixeira. 67’), Vanessa Marques, Maria Baleia, Mafalda Mariano (Mia Foster, 65’), Sara Brasil (Irlanda Lopes, 65’).
Suplentes não-utilizados: Adriana Rocha, Daria Kaminska, Inês Azevedo, Maria Gaspar, Maria Salgado.
Treinador: Ivo Roque
Disciplina:  cartão amarelo a Patrícia Teixeira (90’+5’).

GOLO: 1-0 Cláudia Neto (25'); 1-1 Betinha (81').

MULHER DO JOGO
CLÁUDIA NETO (SPORTING)

A capitã realizou um jogo sério e sóbrio, dando grande dinamismo ao ataque, e tentou tudo para levar a equipa à vitória. Marcou o golo, mas nem mesmo o seu esforço foi suficiente para assegurar os três pontos.


;

Notícias