Futebol Praia Masculino

Heróis da Areia em terceiro no grupo

Futebol Praia - Seleção A

Mário Narciso e Duarte Algarvio analisam triunfo com a França

A Seleção Nacional de Futebol de Praia A venceu, esta sexta-feira, a equipa da França, por 4-2, no final da fase de grupos da da Superfinal da Liga Europeia.

Portugal, atual campeão europeu, foi eliminado da próxima fase após duas derrotas diante a perder da Bielorrússia e Itália, somando agora três pontos diante dos gauleses Assim, os Heróis da Areia disputarão no domingo o jogo de atribuição do 5º ou 6º lugares do europeu, diante do terceiro classificado do Grupo B.

Os transalpinos voltam a receber os melhores das areias, com Viareggio a ser o palco escolhido. A comuna italiana da região da Toscana, província de Lucca, com cerca de 63.000 habitantes, recebe as aspirações das oito nações, de 9 a 14 de setembro.

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Quanto ao jogo que decidia o terceiro classificado do Grupo A, os gauleses entraram melhor, com o guardião Théo Guerin a rematar para o fundo das redes de Pedro Mano, logo aos quatro minutos, inaugurando assim o marcador no areal de Viareggio.

A Equipa das Quinas não baixou os braços e mostrou para o que vinha: deixar boa impressão e que estavam aqui para ganhar, com o irreverente Duarte Algarvio a bisar ainda no primeiro tempo. O ala português festejou aos quatro e seis minutos, levando o resultado a 2-1 para o primeiro descanso.

Já na segunda parte deste desafio da 3ª Jornada do certame europeu, o francês Quentin Gosselin empatou o jogo, aos dois minutos, na cobrança de uma grande penalidade. Diogo Dias ainda adivinhou o lado, mas nada podia fazer face a precisão do remate gaulês. O embate permaneceu intenso, com os dois coletivos a mostrarem as suas garras e vontade de vencer, com Bernardo Lopes a ter nos pés, a dois minutos do fim do segundo tempo, uma oportunidade de voltar a colocar a seleção em vantagem, não fosse a grande defesa de Guerin ao remate acrobático do fixo lusitano, levando o marcador a 2-2 para o último período.

Aos quatro minutos do terceiro tempo, o mágico Léo Martins voltou a fazer das suas, com o camisola 11 a receber no centro do terreno e com dois toques tirou o adversário do caminho e atirou, de pé esquerdo, para o 3-2. Aos dez minutos, Bê deixa no irmão na esquerda, para Léo disparar cruzado para o quarto dos Heróis da Areia.

No final da partida, em declarações ao fpf.pt, o selecionador e Duarte Algarvio analisaram a vitória de Portugal.

Mário Narciso, Selecionador Nacional, em discurso direto:

“Foi um jogo onde tínhamos de “salvar a honra”, não podíamos vir para aqui brincar, embora sabendo que já não nos podemos qualificar para a fase de sermos campeão e ficar o mais acima possível, aquilo que fizemos hoje queremos também fazer no sábado. A equipa entregou-se de corpo e alma, foi o que foi pedido aos jogadores , penso que eles cumpriram escrupulosamente, entregaram-se totalmente, sem nunca pensar no cansaço e penso que para além da entrega ser boa, a exibição também foi boa.”

“É sempre melhor ficar em quinto do que em sexto, portanto no domingo tudo iremos fazer para alcançar essa posição e honrar o nome do nosso país, que é isso que fazemos sempre.” 

Duarte Algarvio, internacional luso, em discurso direto:

“Senti-me bem, aqui o importante era a equipa conseguir os três pontos, não era de todo o jogo que ambicionávamos (o do quinto lugar) e que estamos habituados a jogar, mas queremos fazer a melhor classificação possível e, assim, foi muito importante para nós.”

“Recuperar os índices físicos e mentais, para nos prepararmos para o jogo de domingo, pois queremos sair daqui no quinto lugar.”

Ficha de Jogo

Superfinal da Liga Europeia
Viareggio, Itália
3ª Jornada
Grupo A

PORTUGAL - FRANÇA

1ºÁrbitro: Vitalij Gomolko (LTU)
2ºÁrbitro: José Alberto Pardeiro Puente (ESP)
3ºÁrbitro: Moreno Francesco Longo (ITA)
Cronometrista: Annett Unterbeck (GER)

1ºP: 2-1
2ºP: 2-2
3ºP: 4-2

PORTUGAL (cinco inicial): Pedro Mano (GR), Rui Coimbra - cap., André Lourenço, Bê Martins e Léo Martins
Jogaram ainda: Diogo Dias (GR), Bernardo Lopes, Duarte Algarvio, João Cabral, Rodrigo Pinhal, Vasco Gonçalves e Tim
Selecionador Nacional: Mário Narciso

FRANÇA (cinco inicial): Théo Guerin (GR), Artuphel, Jérémy Bru, Quentin Gosselin e Jean Stéphane Belhomme
Jogaram ainda: Thomas Allard (GR), German Medina Salazar (GR), Lucas Rodriguez, Salim Laassami, Anthony Constant, Christophe Tillet e Lucas Drouillet
Selecionador Nacional: Claude Barrabé

Golos: 0-1, Théo Guerin (4', 1ºP); 1-1, Duarte Algarvio (4', 1ºP); 2-1, Duarte Algarvio (6', 1ºP); 2-2, Quentin Gosselin (2', 2ºP); 3-2, Léo Martins (4', 3ºP); 4-2, Léo Martins (10', 3ºP)

Programa Geral:

13 de setembro | sábado
Treino

14 de setembro | domingo
Jogo de atribuição do 5º e 6º lugares, horário a definir

Os horários são locias. Em Itália é mais uma hora que em Portugal Continental


;
;
12 de Setembro 2025
Foto

BSW