Estreia a ganhar para o Selecionador Nacional Luís Freire
A Seleção Nacional Sub-21 entrou a ganhar na Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2027, vencendo o Azerbaijão, por 5-0.
No duelo que assinalou a estreia do Selecionador Nacional Luís Freire, a vitória foi de mão cheia e construída com cinco golos na segunda parte.
Rodrigo Mora (48'), Geovany Quenda (52'), Leonardo Barroso (57'), Carlos Forbs (73') e Vivaldo Semedo (90'+2) deram solidez à vitória de Portugal, que assim entrou com o pé direito na caminhada para o Euro 2027 da categoria.
Os lusos focam agora no duelo com a Escócia, agendado para a próxima terça-feira, 9 de agosto, em Motherwell.
Filme do jogo

A Equipa das Quinas começou a partida como se esperava: com mais bola e a assumir o controlo do encontro. O jogo disputava-se no meio-campo defensivo azeri, perante um bloco baixo e muito compacto da equipa visitante, como foi perspetivado na antevisão ao encontro de Luís Freire e Mateus Fernandes no dia anterior.
Portugal dispôs de boas oportunidades para marcar, especialmente por intermédio de Geovany Quenda, Gustavo Varela e sobretudo Rodrigo Mora, um perigo à solta no ataque português. Por várias vezes, as bancadas do Estádio Cidade de Barcelos gritaram "golo" de forma infrutífera, enganados pela ilusão de ótica que alguns dos remates portugueses causaram.
A oportunidade de maior destaque surgiu ao minuto 36, quando Rodrigo Mora acertou na barra da baliza adversária.

Ambas as equipas regressaram aos balneários sem qualquer alteração no marcador - o Azerbaijão também chegou a dispor de uma boa ocasião -, num resultado altamente penalizador para a Equipa das Quinas que já justificava ir para o intervalo a vencer.
A justiça chegou ao resultado com o decorrer da 2.ª parte. Portugal regressou dos balneários com o mesmo intuito ofensivo e trouxe a eficácia que não teve no primeiro tempo.
Rodrigo Mora fez o primeiro golo da noite, aos 48 minutos, mas grande parte do mérito terá que ser repartido com Mateus Fernandes. O capitão da Equipa das Quinas nesta noite irrompeu pelo setor defensivo azeri, combinou com Gustavo Varela e, isolado, deu para o lado para Rodrigo Mora que só teve que encostar para a baliza adversária.

Quatro minutos depois, foi Geovany Quenda, com um golaço a dobrar a vantagem. Jogada de insistência da Equipa das Quinas com o extremo português, descaído para o lado direito da grande área a disparar forte para o fundo das redes.

Este golo desanimou ainda mais o Azerbaijão que viriam a sofrer o 3-0 quatro minutos depois. Leonardo Barroso, numa zona semelhante à de Geovany Quenda rematou forte e fez o terceiro golo português da noite.

A vitória já não escapava e o ambiente era de festa nos 7377 espectadores presentes no Estádio Cidade de Barcelos. Portugal entusiasmava e os festejos ficaram ainda mais acentuados quando Carlos Forbs (73') fez também ele o gosto ao pé e colocou o marcador em 4-0.

O resultado ficou apenas fechado já no segundo minuto do tempo de compensação, quando Vivaldo Semedo fez o quinto golo português, ao corresponder da melhor forma a um passe de Tiago Parente (90+2'). Um golo com dedicatória especial...

5-0, um triunfo categórico a marcar o arranque de Portugal na fase de qualificação para o Europeu 2027. Segue-se a Escócia, dia 9, em Motherwell.
FICHA DE JOGO
Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa Sub-21 2027
1.ª Jornada do Grupo B
Estádio Cidade de Barcelos, Barcelos
Árbitro: Konstantinos Fellas (Chipre)
Árbitros assistentes: Pavlos Georgiou (Chipre) e Giorgos Charalampous (Chipre)
Quarto árbitro: Dimitris Solomou (Chipre)
PORTUGAL 5-0 AZERBAIJÃO (0-0 ao intervalo)
PORTUGAL (11 inicial): João Carvalho, Diogo Travassos (Leonardo Barroso, int.), Tiago Gabriel, Gonçalo Oliveira, Tiago Parente, Mateus Fernandes - Cap., Mathias de Amorim (Gustavo Sá, 67'), Geovany Quenda (Fábio Baldé, 79'), Afonso Moreira (Carlos Forbs, 58'), Rodrigo Mora e Gustavo Varela (Vivaldo Semedo, 67').
Suplentes: André Gomes, João Muniz, José Sampaio, Diego Rodrigues, Roger Fernandes.
Treinador: Luís Freire
Golos: 1-0 por Rodrigo Mora (48'); 2-0 por Geovany Quenda (52'); 3-0 por Leonardo Barroso (57'); 4-0 por Carlos Forbs (73'); 5-0 por Vivaldo Semedo (90'+2)
Disciplina: cartão amarelo a Fábio Baldé (80').
AZERBAIJÃO (11 inicial): Khayal Farzullayev, Eshgin Ahmadov (Nakhid Aliyev, 73'), Rufat Abbasov, Emin Rustamov, Emil Suleymanov, Aghadadash Salyanskiy (Sadig Shafiyev, 73'), Edgar Adilkhanov (Murad Mammadov, 58'), Nihad Ahmadzada, Hikmat Jabrayilzade (Oruj Mammadov, 57'), Raul Mammadov e Aykhan Suleymali - Cap.
Suplentes: Salim Hashimov, Ibrahim Ramazanov, Hasan Nazarli, Elgun Dunyamaliyev e Sanan Muradli.
Treinador: Aykhan Abbasov
Golos: -.
Disciplina: cartão amarelo a Hikmat Jabrayilzade (45+2'), a Nihad Ahmadzada (56') e a Oruj Mammadov (80').

Eis a lista completa atualizada:
Guarda-redes: André Gomes (Alverca), Diogo Pinto (CF Estrela Amadora) e João Carvalho (SC Braga);
Defesas: Diogo Travassos (Moreirense FC), Gabriel Brás (FC Porto), Gonçalo Oliveira (SL Benfica), João Muniz (Sporting CP), José Sampaio (FC Vizela), Leonardo Barroso (Chicago Fire FC), Tiago Gabriel (US Lecce Spa) e Tiago Parente (GD Estoril Praia);
Médios: Diego Rodrigues (SC Braga), Gustavo Sá (FC Famalicão), João Veloso (SL Benfica), Mateus Fernandes (West Ham United FC) e Mathias de Amorim (FC Famalicão);
Avançados: Afonso Moreira (Olympique Lyonnais), Carlos Forbs (Club Brugge KV), Fábio Baldé (Hamburger SV), Geovany Quenda (Sporting CP), Gustavo Varela (Gil Vicente FC), Rodrigo Mora (FC Porto), Roger Fernandes (SC Braga) e Vivaldo Semedo (Watford FC);
MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES
HISTÓRICO DIANTE DO AZERBAIJÃO
HISTÓRICO COM A ESCÓCIA

Estes jogos iniciam a qualificação lusa para o Euro 2027, onde Portugal enfrentará igualmente, no Grupo B, as equipas da Chéquia, Bulgária e Gibraltar.
Programa geral:
06 de setembro | sábado
17h30: treino (Estádio Cidade de Barcelos)
07 de setembro | domingo
10h15: treino (Sports Valley Football Complex)
16h55: partida para a Escócia
19h35: chegada a Edimburgo
08 de setembro | 2.ª feira
18h00: treino oficial (Fir Park Stadium)
09 de setembro | 3.ª feira
19h00: jogo Escócia x Portugal (Fir Park Stadium, Motherwell)
10 de setembro | 4.ª feira
08h55: partida para Amesterdão
11h30: chegada a Amesterdão
12h35: partida para Lisboa
14h35: chegada a Lisboa