Tarde de grandes defesas
Amarante FC e AD Sanjoanense anularam-se – 0-0 –, no encontro da 3ª jornada da Série A Liga 3 Placard, resultado que mantém os visitantes invictos, agora na quarta posição, com cinco pontos. O Amarante é sexto, com quatro pontos.
Sob intenso calor, as equipas mostraram vontade de criar, acelerando o jogo no último terço, o que proporcionou algumas ocasiões de golo, de parte a parte. A primeira pertenceu à Sanjoanense (18’), como João Couto a finalizar ao lado, após iniciativa de Tipote, na direita. Aos 29’, foi a vez de Cezar permitir a Martim Duarte mostrar os seus reflexos, para se opor a um remate à queima, já perto da pequena área.

Antes, aos 25’, um corte de cabeça de Fernando Loureiro, sobre a linha de golo, evitou o golo amarantino e, aos 38’, Marcelo Cunha teve outra oportunidade para adiantar os da casa, mas o remate em arco saiu demasiado largo.

Após o intervalo o ritmo baixou consideravelmente, com o Amarante a ter mais bola e a assinar os lances mais perigosos. Primeiro, um grande carrinho de João Daniel travou Daniel Rodrigues, que seguia isolado (74’). Depois, Arome, também sozinho e com a bola dominada, na meia-lua, permitiu a mancha de João Monteiro (82’). Finalmente (90’+5), Hélder Pedro atirou à figura, depois de um pormenor delicioso, dominando com o pé direito e rematando com o esquerdo, sempre com a bola no ar.

Num duelo com história, o equilíbrio à partida já era grande: 9-7 para a Sanjoanense, nos 23 jogos. Na época passada, nos únicos encontros para a Liga 3, o Amarante venceu nas duas vezes, por 1-0 e, realce-se, continua sem perder em casa.
FICHA DE JOGO
LIGA 3 PLACARD
AMARANTE FC 0-0 AD SANJOANENSE
3ª jornada – Série A
Estádio Municipal de Amarante, Amarante
Equipa de Arbitragem
Árbitro: João Afonso
Assistentes: Roberto Santos e Francisco Silva
Quarto árbitro: Ruben Cardoso
AMARANTE FC: Martim Duarte; Feliciano (Obama, 85’), João Filipe (cap.), Fernando Almeida (Harruna, 68’), Daniel Rodrigues (Hélder Pedro, 76’), Lawrence, Marcelo (Tiago Antunes, 68’), Saint Louis, Rui Pedro, Edu e Roger Almeida (Arome, 76’).
Suplentes não utilizados: Flores, Sousa, Gabi e Vivas.
Treinador: Eurico Couto
Disciplina: amarelo a Marcelo (7’), Fernando Almeida (10’) e Edu (86’).
AD SANJOANENSE: João Monteiro; Nando, Ruben Cardoso, Rui Santos, João Daniel, Leandro Tipote (Miguel Lopes, 56’), Kiko Félix (Filipe Maio, 76’), Vitinha (cap.) (Janico, 63’), Vasco Gomes (Rafa Gomes, 76’), Federico Cezar e João Couto (Sérgio Mosquera, 63’).
Suplentes não utilizados: André Duarte, Lucas Correia, Alan Calo e Robalinho.
Treinador: Juan Cruz
Disciplina: cartão amarelo para João Daniel (62’).
Homem do Jogo: Martim Duarte (Amarante FC)

HOMEM DO JOGO
Martim Duarte (Amarante FC)
Num jogo em que as ações defensivas prevaleceram sobre os ataques, o guarda-redes Martim Duarte distinguiu-se com uma intervenção espantosa (29’), impedindo golo certo de Federico Cezar, que surpreendeu com uma finalização, no ar, com o pé esquerdo. Do lado oposto, João Monteiro também negou golo “cantado” a Arome (82’), mas, neste caso, houve claro demérito do avançado.