Equipa das Quinas vence por 5-0 a Polónia e iguala a sua maior vitória de sempre num Europeu.
A Seleção Nacional Sub-21 venceu, este sábado, a Polónia, em jogo da segunda jornada da fase de grupos do Europeu. A equipa das Quinas igualou a maior vitória de sempre, e construiu o resultado na primeira parte, com dois golos de Geovany Quenda, um de Henrique Araújo e outro de Paulo Bernardo. Na segunda parte, Rodrigo Gomes fez o resultado final.
Este foi o segundo de três encontros agendados no calendário do Grupo C. Recorde-se que Portugal empatou a zero, no primeiro duelo, diante da França. O derradeiro jogo desta fase será diante da Geórgia, a 17 de junho (17h00). Portugal precisa apenas de um empate para passar aos quartos de final.

Quanto ao filme do jogo, o que se pode dizer de uma primeira parte onde uma equipa chega ao intervalo a vencer por quatro golos? Portugal dominou em todo o terreno e conseguiu melhorar substancialmente a eficácia na finalização, tendo em conta o que se tinha passado no duelo diante da França, na primeira ronda.
A primeira oportunidade de golo até pertenceu à Polónia, verdade seja dita. No entanto, excetuando um lance em que os polacos ainda atiram ao poste da baliza de Samuel Soares (37'), todas as oportunidades de golo pertenceram a Portugal.
Aos 17 minutos, Geovany Quenda abriu o ativo, ao dar o melho Arrancada de Roger Fernandes pela esquerda com Geovany Quenda a surgir no segundo poste isolado e a encostar para o fundo da baliza. 1-0 na primeira oportunidade digna de registo para Portugal.

Não foi preciso esperar muito até ao 2-0, no golo mais bonito da primeira parte. Roger Fernandes a começar uma vez mais a jogada na esquerda, abre para Quenda no lado contrário. O extremo trabalha sobre um adversário e dispara de forma fantástica para o segundo golo português. Um golaço de Geovany Quenda!

Aos 30', Roger Fernandes e Geovany Quenda voltaram a estar em evidência, mas foi Henrique Araújo a marcar. Contra-ataque mortífero de Portugal, conduzido por Roger, que, uma vez mais, volta a abrir na direita para Quenda. O extremo contemporiza para a chegada de Henrique Araújo que, lançado na frente, dispara fortíssimo para o terceiro golo português.

Quenda podia ter feito o hat-trick três minutos depois, mas o quarto golo viria a chegar apenas ao minuto 41, desta feita por intermédio de Paulo Bernardo. Boa jogada de entendimento na esquerda, Flávio Nazinho cruza de forma venenosa para a entrada da área. O guardião desvia mas a bola vai parar aos pés de centrocampista português, que atira para o fundo da baliza polaca.

Na segunda metade, o jogo assumiu uma toada mais morna, mas Rodrigo Gomes ainda foi a tempo de sentenciar a partida com uma mão cheia de golos, em mais um contra-ataque magistral operado pelos comandados de Rui Jorge e ainda com Mathias de Amorim, Gustavo Sá e Rodrigo Pinheiro na jogada.
O melhor que a Polónia fez foi obrigar Samuel Soares a uma grande intervenção, ao minuto 68.
Vitória conseguida e por números expressivos, igualando assim o maior triunfo da Equipa das Quinas em fases finais de Europeus (vitória por 5-0, diante da Alemanha nas meias-finais do Euro 2015). A Equipa das Quinas está muito perto dos quartos de final, precisando agora de pelo menos um ponto no duelo diante da Geórgia, para o conseguir.
FICHA DE JOGO
Campeonato da Europa Sub-21 2025
2.ª Jornada do Grupo D
Sihot Stadium, Trencin
Árbitro: Nicholas Walsh (Escócia)
Árbitros assistentes: Daniel Mcfarlane (Escócia) e Calum Spence (Escócia)
Quarto árbitro: Michal Ocenás (Eslováquia)
VAR: Andrew Dallas (Escócia)
AVAR: Angelos Evangelou (Grécia)
PORTUGAL 5-0 POLÓNIA (4-0 ao intervalo)
PORTUGAL (11 inicial): Samuel Soares, Rodrigo Pinheiro, Chico Lamba, João Muniz, Flávio Nazinho, Diogo Nascimento, Paulo Bernardo (Mathias de Amorim, int.), Pedro Santos (Carlos Borges, 69'), Geovany Quenda (João Marques, int.), Roger Fernandes (Rodrigo Gomes, int.) e Henrique Araújo - Cap. (Gustavo Sá, 61').
Suplentes: Diogo Pinto, João Carvalho, Christian Marques, Lourenço Henriques, Rafael Rodrigues, Mateus Fernandes, Tiago Tomás.
Treinador: Rui Jorge
Golos: Geovany Quenda (17' e 24'), Henrique Araújo (30'), Paulo Bernardo (41') e Rodrigo Gomes (64')
Disciplina: cartão amarelo a Chico Lamba (33') e a João Muniz (57')
POLÓNIA (11 inicial): Kacper Tobiasz, Dominik Marczuk (Kajetan Szmyt, int.), Patryk Peda, Ariel Mosór, Michał Gurgul (Łukasz Bejger, 56'), Arkadiusz Pyrka (Filip Luberecki, int.), Kacper Kozłowski (Tomasz Pieńko, 69'), Jakub Kałuziński (Mateusz Kowalczyk, 83), Mateusz Łęgowski, Mariusz Fornalczyk e Filip Szymczak.
Suplentes: Kacper Trelowski, Sławomir Abramowicz, Miłosz Matysik, Michał Rakoczy, Antoni Kozubal, Bartłomiej Smolarczyk e Wiktor Bogacz.
Treinador: Adam Majewski
Golos: -.
Disciplina: cartão amarelo a Jakub Kałuziński (82')
Eis a lista final:
Guarda-redes: Diogo Pinto (Sporting CP), João Carvalho (SC Braga) e Samuel Soares (SL Benfica);
Defesas: Chico Lamba (FC Arouca), Christian Marques (Yverdon Sport FC), Flávio Nazinho (Cercle Brugge KSV), João Muniz (Sporting CP), Lourenço Henriques (Varzim SC), Rafael Rodrigues (AVS), Rodrigo Gomes (Wolves) e Rodrigo Pinheiro (FC Famalicão);
Médios: Diogo Nascimento (FC Vizela), Gustavo Sá (FC Famalicão), João Marques (Gil Vicente FC), Mateus Fernandes (Southampton FC), Mathias de Amorim (FC Famalicão), Paulo Bernardo (Celtic FC) e Pedro Santos (Moreirense FC);
Avançados: Carlos Borges (Wolves), Geovany Quenda (Sporting CP), Henrique Araújo (FC Arouca), Roger Fernandes (SC Braga) e Tiago Tomás (VFL Wolfsburg);
Quarta-feira, 11 de junho
Portugal 0-0 França – Sihot’ Stadium (Trencin, Eslováquia)
Polónia 1-2 Geórgia – MSK Zilina Stadium (Zilina, Eslováquia)
Sábado, 14 de junho
Portugal 5-0 Polónia – Sihot’ Stadium (Trencin, Eslováquia)
França 3-2 Geórgia – MSK Zilina Stadium (Zilina, Eslováquia)
Terça-feira, 17 de junho
17h00: Geórgia x Portugal – Sihot’ Stadium (Trencin, Eslováquia)
17h00: França x Polónia – MSK Zilina Stadium (Zilina, Eslováquia)
Programa geral:*
15 de junho de 2025 | domingo
10h00: treino (AS Trencin)
16 de junho de 2025 | 2.ª feira
15h15: conferência de imprensa de antevisão do encontro
17h00: treino (AS Trencin)
17 de junho de 2025 | 3.ª feira
18h00: jogo Geórgia x Portugal (Sihot' Stadium | Trencin)
*Os horários apresentados são horários locais. Na Eslováquia é mais uma hora do que em Portugal Continental.
Oportunamente será divulgado o restante programa em fpf.pt.